Search this site
Embedded Files

Acesso às Questões da Avaliação Diagnóstica SISAI – 9º Ano 

Prezados professores,

As questões trabalhadas na Avaliação Diagnóstica SISAI para o 9º ano estão disponíveis para consulta. Para acessá-las clique neste texto ou na imagem ao lado.

Esse material pode auxiliar na análise dos resultados e no planejamento das próximas etapas de ensino. Qualquer dúvida, estamos à disposição.


Aprendizagem Básica

1. Números e Operações

  • Tabuada

  • Operações básicas com números naturais (adição, subtração, multiplicação e divisão) 

  • Regra de sinais para números inteiros

  • Operações básicas com números Inteiros(adição, subtração, multiplicação e divisão)

  • Propriedades das operações (associativa, comutativa, distributiva, elemento neutro elemento inverso)

  • hierarquia das operações(adição, subtração, multiplicação e divisão)

  • regras de precedência(parênteses ( ), colchetes [ ] e chaves { })

  • Expressões numéricas(adição, subtração, multiplicação e divisão)

  • Múltiplos e divisores

  • Números primos e compostos

  • Frações 

  • Operações com frações((adição, subtração, multiplicação e divisão)

  • Operações com decimais 

  • Potenciação

  • Radiciação

  • hierarquia das operações(adição, subtração, multiplicação e divisão)

  • Expressões numéricas(adição, subtração, multiplicação e divisão)

2. Álgebra

  • Linguagem algébrica

  • Operações com monômios(adição , subtração e multiplicação)

  • Expressões algébricas: Simplificação e valor numérico.

  • Equações do 1º grau


3. Geometria

  • Polígonos:nomenclatura, classificação, número de lados, vértices e ângulos.

  • Perímetro e área

  • Circunferência: diâmetro, raio e comprimento.

  • Poliedros (cubo, paralelepípedo, pirâmide): vértices, faces, arestas e planificações

  • corpos redondos(cone e esfera): 

  • Volume

  • Ângulos: classificação, ângulos opostos pelo vértice e ângulos complementares e suplementares


4. Grandezas e Medidas

  • Unidades de medida (comprimento, massa, tempo, capacidade)

  • Conversão entre unidades

5. Tratamento da Informação

  • Leitura e interpretação de gráficos e tabelas

  • Média aritmética


VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM

A avaliação diagnóstica é uma ferramenta essencial para identificar os conhecimentos prévios dos alunos e possíveis dificuldades de aprendizagem. Seu objetivo é fornecer subsídios para o planejamento pedagógico, permitindo intervenções mais eficazes e direcionadas. Com base nos resultados, os professores podem adaptar estratégias para atender melhor às necessidades da turma, promovendo um ensino mais significativo e eficiente. 

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

1. Números e Operações

  • Tabuada

  • Operações básicas com números naturais (adição, subtração, multiplicação e divisão) 

  • Regra de sinais para números inteiros

  • Operações básicas com números Inteiros(adição, subtração, multiplicação e divisão)

  • Propriedades das operações (associativa, comutativa, distributiva, elemento neutro elemento inverso)

  • hierarquia das operações(adição, subtração, multiplicação e divisão)

  • regras de precedência(parênteses ( ), colchetes [ ] e chaves { })

  • Expressões numéricas(adição, subtração, multiplicação e divisão)

  • Múltiplos e divisores

  • Números primos e compostos

  • Frações 

  • Operações com frações((adição, subtração, multiplicação e divisão)

  • Operações com decimais 

  • Potenciação

  • Radiciação

  • hierarquia das operações(adição, subtração, multiplicação e divisão)

  • Expressões numéricas(adição, subtração, multiplicação e divisão)

Google Formulários

    Operações com Naturais

    As quatro Operações

    Números Inteiros

    Múltiplos e Divisores

    Critérios de Divisibilidade

    Números Primos

     Frações

    Números Decimais

     Potência  e Raiz

    Descritor 16 - Identificar a localização de números inteiros na reta numérica. 

    Descritor 17 - Identificar a localização de números racionais na reta numérica. 

    Descritor 19 - Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados das operações(adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). 

    Descritor 20 - Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). 

    Descritor 21 - Reconhecer as diferentes representações de um número racional. 

    Descritor 22 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados. 

    Descritor 23 - Identificar frações equivalentes. 

    Descritor 24 - Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos. 

    Descritor 26 - Resolver problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). 

     Impressão

Números Naturais

Multiplicação de números naturais

Divisão de números Naturais

Situações-problemas com as 4 operações

Números Primos

Múltiplos e Divisores

Divisibilidade

Frações

Números Decimais I

Números Decimais II

Potenciação I

Potenciação II

Raiz quadrada

      Descritor 16 -Identificar a localização de números inteiros na reta numérica. 

 Descritor 17 -Identificar a localização de números racionais na reta numérica. 

 Descritor 19 - Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados das operações(adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). 

 Descritor 20 -Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). 

 Descritor 21 -Reconhecer as diferentes representações de um número racional. 

 Descritor 22 -Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados. 

 Descritor 23 - Identificar frações equivalentes. 

 Descritor 24 - Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos. 

 Descritor 26 -Resolver problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). 

2. Álgebra

  • Linguagem algébrica

  • Operações com monômios(adição , subtração e multiplicação)

  • Expressões algébricas: Simplificação e valor numérico.

  • Equações do 1º grau


Google Formulários

     Linguagem Algébrica

     Expressões e equações

     Descritor 30 - Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica 

     Descritor 33 -Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema. 

     Impressão

     Linguagem Algébrica

     Expressões Algébricas

     Frações algébricas

     Equações I

     Equações II

     Equações III

     Descritor 30 -Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica 

     Descritor 33 -Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema. 

3. Geometria

  • Polígonos: nomenclatura, classificação, número de lados, vértices e ângulos.

  • Perímetro e área

  • Circunferência: diâmetro, raio e comprimento.

  • Poliedros (cubo, paralelepípedo, pirâmide): vértices, faces, arestas e planificações

  • corpos redondos(cone e esfera): 

  • Volume

  • Ângulos: classificação, ângulos opostos pelo vértice e ângulos complementares e suplementares

Google Formulários

  Polígonos

 Áreas e perímetros

Descritor 5

Geometria

Ângulos

Descritor 2 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com suas planificações. 

Descritor 6 -Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não retos. 

Descritor 12 -Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas. 

Descritor 13 -Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas. 

Descritor 14 -Resolver problema envolvendo noções de volume. 


     Impressão

Polígonos

Poliedros I

Poliedros II

Figuras planas e não planas

Espaço e forma

 Áreas

Ângulos Complementares e suplementares

Ângulos opostos pelo vértice

Descritor 2 -Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com suas planificações.

Descritor 6 -Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não retos. 

Descritor 12-Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas. 

Descritor 13 -Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas. 

Descritor 14 -Resolver problema envolvendo noções de volume. 




4. Grandezas e Medidas

  • Unidades de medida (comprimento, massa, tempo, capacidade)

  • Conversão entre unidades


Google Formulários

Unidades de Medida

Medidas de Tempo

Descritor 15 -Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida. 

     Impressão

   Unidades de Medida

     Medidas de comprimento

Medidas de Tempo

Descritor 15 -Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida. 



5. Tratamento da Informação

  • Leitura e interpretação de gráficos e tabelas

  • Média aritmética


Google Formulários

Gráficos I

Gráficos II

Media aritmética

Descritor 36 -Resolver problemas envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos. 

Descritor 37 -Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa. 



     Impressão

Gráficos I

Gráficos II

Gráficos III

Gráficos IV

Medidas de tendência central

Descritor 36 -Resolver problemas envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos. 

Descritor 37 - Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa. 

Report abuse
Page details
Page updated
Report abuse